Regras de Comunicação de E-mail InterCenter / IC Data
A comunicação por meio de serviço de Correio Eletrônico denominada “e-mail” através da rede da InterCenter/IC Data seguem os requisitos técnicos abaixo:
1 – Os servidores de e-mail da InterCenter/IC Data realizarão verificações previas para todas as mensagens processadas podendo rejeitar conexões de endereços IPs que não estejam de acordo com as recomendações da RFC 1912, em relação às configurações de DNS-reverso, e Full Qualified Domain Name.
2 – Os servidores de e-mail da InterCenter/IC Data não aceitarão conexões de sistemas configurados com IPs dinâmicos.
3 – Os servidores da InterCenter/IC Data poderão rejeitar conexões de servidores que apresentem mais que 10% de erro na lista de destinatários.
4 – A InterCenter/IC Data poderá rejeitar mensagens quando o endereço IP de origem da conexão não for considerado válido de acordo com sua entrada SPF, para domínios que publicam seu registro SPF.
5 – A InterCenter/IC Data realiza consultas em tempo real a BlackLists e analisa o fluxo de mensagens e poderá rejeitar conexões de servidores que possuam um comportamento suspeito de SPAM, ou servidores relacionados em blacklists como origem de SPAM.
6 – A InterCenter/IC Data publica o seu registro de SPF, DNS Reverso e recomenda que todos façam o mesmo.
7 – Reclamações de usuários da InterCenter/IC Data poderão ser usadas como base para recusar acesso ao sistema de correio eletrônico.
8 – Os servidores de e-mail da InterCenter/IC Data seguem também as seguintes recomendações: RFC 974, RFC 4408, RFC 2821, RFC 2822 e RFC 4871.
Política Antispam
Mas afinal o que é SPAM?
A Sigla SPAM (Sending and Posting Advertisement in Mass. Que, numa tradução livre significa “Enviar e postar publicidade em massa”), pode ser definido como o envio de e-mails e/ou de qualquer outro tipo de mensagem eletrônica, sem a solicitação do destinatário, a ponto que possa inclusive motivar, bloqueio ou reclamação de qualquer destinatário do mesmo e/ou de qualquer organismo e/ou indivíduo com funções de combate e repressão à prática de SPAM.
O SPAM como meio de propaganda é considerado inviável. Apesar de ser amplamente utilizado como meio de propaganda e divulgação, ele tem forçando as empresas de hospedagem e provedores a uma mudança nos regulamentos de uso do sistema de e-mails e aumentando suas restrições e punições contra as empresas que praticam SPAM. É importante também sempre denunciar o SPAM, que é uma prática negativa para a internet e somente por meio das denúncias poderemos combatê-la.
Que Problemas causam o SPAM?
A Internet, atualmente, é um ambiente extremamente dinâmico, complexo e cheio de informações. O e-mail é um dos componentes da Internet, e hoje em dia é um dos principais meios de comunicação dentro dela.
Entretanto, este meio de comunicação vem sendo cada vez mais degradado pelo elevado número de e-mails, não só de propagandas como também de piadas ou qualquer outro tipo de e-mail enviado indiscriminadamente, sem que tenha sido pedido pelo destinatário. Isso é o SPAM. Essa degradação se traduz em elevado uso de espaço para armazenamento das mensagens, sobrecarga dos servidores que administram e transmitem os e-mails, sobrecarga das redes de comunicação, etc.
Além disso, cada vez mais os e-mails não solicitados são ignorados pelos destinatários que passam, inclusive, a repudiar as empresas que os enviam. Assim, até mesmo comercialmente o SPAM está se tornando algo altamente não recomendável.
Conheça as políticas de combate às práticas de spam da InterCenter / IC Data
Entende-se por “política” uma série de medidas para elencadas para um fim, no caso o combate a prática de SPAM, conforme as medidas elencadas abaixo:
a) Medidas de Instrução: Objetivando esclarecer nossos clientes, mas também ao público em geral O QUE É SPAM e as formas de minimizar acusações de prática de SPAM.
b) Medidas Técnicas: Sendo compostas pelo aparato tecnológico provisionado aos clientes da InterCenter / IC Data, para evitar o recebimento de SPAM, tais como, consultas a Blacklists, Verificação de normas, filtros, apelido oculto, lista de e-mails bloqueados, confirmação de origem, etc. como também para evitar ser acusado da prática de SPAM, tais como, limite de envios máximos em um curto intervalo de tempo, bloqueio de envios em massa, políticas de boas práticas;
c) Medidas Protetivas: Amparadas em clausulas contratuais que permitem a InterCenter / IC Data a retirar do ar, sumariamente, os sites de clientes que violem o COMPROMISSO ANTI-SPAM, bem como bloqueios de contas que originarem mensagens indevidas e suspensão de serviços assumido por ocasião da contratação dos serviços InterCenter / IC Data.
Compromisso antispam InterCenter IC Data
A InterCenter IC Data, adotando sempres as boas práticas da Internet e dos órgãos não-governamentais mais influentes da Internet, e seguindo o apelo de seus usuários, manifesta publicamente seu compromisso anti-spam. Por ele a InterCenter / IC Data, se compromete a dificultar, por todos os meios a seu alcance, a prática de SPAM e a divulgar o repúdio a essa prática, bem como o propósito de impedir que seus clientes a executem.
Da mesma forma, todos os cliente da InterCenter / IC Data concordam, integralmente e sem restrições, automaticamente, pelo simples ato da contratação de qualquer serviço prestado pela InterCenter / IC Data, o compromisso de NÃO PRATICAR SPAM EM QUALQUER DE SUAS MODALIDADES OU MANIFESTAÇÕES.
Sendo assim, todos os clientes da InterCenter / IC Data, se obrigam a seguir a norma de repúdio ao SPAM, responsabilizando-se pelo cumprimento da regra de não praticar SPAM em hipótese alguma e sob nenhum pretexto.
HAVENDO A CONSTATAÇÃO DO ENVIO DE SPAM POR PARTE DE QUALQUER CLIENTE, ESTE TERA SEUS SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM DE SITE OU HOSPEDAGEM DE E-MAIL, OU AINDA SERVIDOR DE E-MAIL DEDICADO, OU AINDA SERVIDOR DE E-MAIL VPS, SERÁ RETIRADO DO AR NOS TERMOS PREVISTOS NO CONTRATO RESPECTIVO, SEM PREJUÍZO DAS DEMAIS MEDIDAS CABÍVEIS.
É EXPRESSAMENTE vedado aos clientes da InterCenter / IC Data, o recebimento de mais de 10%(dez por cento) de e-mails bounced, salvo se outro limite houver sido expressamente estabelecido no contrato firmado com o cliente, hipótese em que prevalecerá o limite fixado contratualmente.
Entende-se por “e-mail bounced”, qualquer tipo de erro que comprometa a entrega da mensagem ao seu destinatário.
Um dos erros mais comuns é caixa postal de destino inexistente.
Desta forma, caso o cliente InterCenter / IC Data, receba uma porcentagem de e-mails superior aos 10% acima especificados, se operará a presunção, pela InterCenter IC Data, da prática de SPAM pelo cliente.
O e-mail para denúncias de SPAM que, eventualmente, tenha sido praticado por cliente é postmaster@intercenter.com.br.
DEFINE-SE ASSIM NOSSO COMPROMISSO ANTI-SPAM E DE NOSSOS CLIENTES. CUMPRA-SE E SE FAÇA COM QUE O MESMO SEJA CUMPRIDO EM PROL DE UMA INTERNET MELHOR.
Saiba Mais em:
Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) – http://antispam.br